Viver em Jakarta é… II

Das coisas que se aprendem ao viver na Indonésia, ou melhor, em Jakarta, que Jakarta e Indonésia são coisas diferentes:

1. Meu nome não é meu nome. Me chamam de Tania, pela dificuldade de dizer Tatiana. Então encurtaram pra Tania. Tania, além de minha nova identidade, é a palavra para pergunta em bahasa, com o que a cada 5 minutos acho qeu tem alguém me chamando no escritório.

2. TODA e absolutamente TODA comida que você pedir será com muita pimenta. Mesmo que você peça sem pimenta. O melhor a fazer é se acostumar com a pimenta, e se não dá, como no meu caso que a pimenta cai um pouco mal, o negócio é não comer comida daqui, ou ir no famoso buffet e escolher arroz com algum legume.

3. Tudo se diz com um enorme sorriso na cara e até rindo. Sim, não, talez, filho da puta, vai a merda, fudeu…Sério, tudo!

4. Caminhar em Jakarta é caminhar  na rua, já que quase não tem calçada. E competir pelo cantinho da rua com as 20 milhões de motos que vão correndo como loucas por todos os lados. Para atravessar a rua se estica o braço e abre a mão em sinal de pare, e vai andando e rezando pra qe os carros parem de fato. Um olhar intimidador pro motoquero (que com certeza gritou um ¨eeeeeeeeeeeeeeee bule¨- branca) pode ajudar.

5. As pessoas cantam e cantarão enquanto trabalham. Bem, mal, música boa, ruim, toda a letra, só cantarolando… exercício total de concentração e confesso que eu às vezes me uno e em outras ligo o ipod.

6. Me esqueci mas é importante. Você tem que reaprender a dormir. Porque quer você gosto ou não as 4 da manhã vai soar o canto da mesquita mais póxima – em super poderoso megafone com a voz mais desafinada que Alá pos no mundo – que vai te acordar. Isso vai acontecer outras 4 vezes no dia, mas se você supera a das 4 da manhã as outras você até esquece.

2 Respostas to “Viver em Jakarta é… II”


  1. 1 clark 11/02/2009 às 15:30

    E eu pensando que Mogi era uma merda..

    ps: tópico 2: “peça”. (yesssssss!)

  2. 2 ana 16/03/2011 às 16:47

    Sensacional! Adorei sua descrição supercriativa sobre a vida na indonésia! Abraço e parabéns!


Deixe um comentário